Com extinção da Copa do Nordeste, novo torneio seria criado com apoio da Globo

Clubes já teriam 'plano b' para torneio regional (Reprodução)
Globo e Esporte Interativo brigaram nos últimos anos pelo direito de transmissão do Campeonato Brasileiro na rede fechada de televisão. Contra a força do Grupo Turner, o SporTV terminou sem times como o Santos, o Internacional e o Palmeiras em torneios futuros. Agora, há uma nova fonte de disputa: a Liga do Nordeste.

Na segunda-feira, Sport e Náutico anunciaram a saída da Liga. O torneio, que é organizada pelo próprio Esporte Interativo, é um dos principais produtos da emissora. A Globo também transmitiu a competição até este ano, mas não renovou o contrato para as próximas edições.

Mesmo com a promessa de aumento nas premiações e uma nova emissora aberta para cobrir a Liga, o Esporte Interativo não conseguiu segurar o trio pernambucano. Os times alegam que a disputa é financeiramente pouco vantajosa, além de tornar o calendário pesado para as equipes. Agora, sem a Globo, há também uma significativa perda de visibilidade.

Segundo a Máquina do Esporte, por Duda Lopes, um dirigente de Pernambuco informou que já há um encaminhamento entre clubes, federação pernambucana de futebol e Globo para um arranjo com um torneio mais atrativo financeiramente para todas as partes. A saída da Liga por parte dos times foi a maneira de formalizar o desejo pelas negociações de um modelo mais sustentável.

O Campeonato Estadual seria, então, reduzido, e haveria um novo torneio entre os clubes grandes do nordeste, dessa vez com a Globo por trás.

A união dos clubes, no entanto, não é simples. O Bahia, que tem contrato com o Esporte Interativo para o Brasileirão, já sinalizou que não irá sair da Liga do Nordeste. O rival Vitória, com contrato com o SporTV, lançou nota oficial na terça-feira para reforçar que também irá permanecer no grupo. Também na terça, outros sete times comunicaram a permanência na liga.

O Vitória, no entanto, mostrou maior flexibilidade. “Nos últimos anos, o Nordestão vem ganhando musculatura e apelo junto à torcida. Mas é inegável que uma saída dos times pernambucanos prejudicaria essa musculatura. É preciso negociar”, afirmou o presidente do clube, Ivã de Almeida, em nota.

Até o momento, o Esporte Interativo não quis se pronunciar sobre o assunto. A Globo afirmou que tem interesse em competições com times do Nordeste, mas “ainda não recebeu proposta de uma eventual nova competição”.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Com extinção da Copa do Nordeste, novo torneio seria criado com apoio da Globo Com extinção da Copa do Nordeste, novo torneio seria criado com apoio da Globo Reviewed by Ribamar Xavier on 5.7.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.