Header Ads

Coluna 'Quinta Categoria', por Carlos Salvador #17 (Desprovidos de noção)

Colunista critica CBF por fazer rodada do Brasileiro no mesmo horário do sorteio da Libertadores (NORBERTO DUART/AFP)
Sabemos que nossa ‘visionária’ CBF , vive pensando em ‘favor do futebol brasileiro’, mas sempre acaba errando contra o próprio futebol. Na verdade esses erros não são fatores externos ou acontecimentos ocasionais. Muitas vezes ela crava e erra até sem querer, e acaba desvalorizando o seu principal produto interno, o Campeonato Brasileiro.

Já falamos aqui sobre horários de jogos, escolha para transmissões e diversos outras patacoadas da ‘empresa do Tio Del Nero’. Já elogiamos também, com a iniciativa de padronizar as imagens de todas as transmissões do campeonato. Iniciativa que não ocorreu ainda, e sabe se lá se vai ocorrer.

Mas o que aconteceu ontem foi o cumulo do absurdo em demonstrar falta de apoio aos seus clubes em competições internacionais e também em desvalorizar o Campeonato Brasileiro.

Vamos ao primeiro fato. Quem com alguma relevância da CBF esteve na sede da CONMEBOL ontem para o sorteio de Libertadores? Quem da CBF esteve junto aos clubes brasileiros, na reunião antes do sorteio para pleitear melhorias e pressionar a CONMEBOL para rever algumas situações no futebol do continente, que atrapalham o futebol brasileiro? A resposta é a mesma, NINGUÉM. A CBF pouco se importa em apoiar seus times na Libertadores. Tanto faz pra ela se chegar um ou chegarem dois clubes brasileiros na final da competição sulamericana. Na verdade, a preocupação da entidade é que isso pode ofuscar a reta final do Brasileirão 17. Em resumo, a CBF não está nem aí para o “Brasil na Libertadores”.

Carlos Salvador
fb.com/carlosaugusto.salvador
@calosalvador
Aí você me pergunta caro leitor: “então ela está focada em valorizar o Brasileirão?”

Infelizmente não. Mesmo não se importando com brasileiros na Liberta, a CBF também ‘pouco se lixa’ para o produto “Campeonato Brasileiro”. Afinal, caso se importasse, teríamos rodada exatamente no dia e horário do sorteio das competições sulamericanas onde 12 dos 20 times do seu campeonato participam? Foi difícil perceber que 60% (SESSENTA) dos times do seu campeonato estariam com suas marcas estampadas em dois sorteios com a visibilidade em todo o continente americano? Difícil de entender.

Comparemos rapidamente com os grandes campeonatos do mundo. Em que situação tivemos jogos de ligas envolvidas na Champions e Europa League, no mesmo horário dos sorteios dos torneios continentais? Principalmente com times envolvidos no sorteio? Não me recordo.

A CBF nos dá aula de corrupção, de troca de influencias, de interesses próprios, de má gestão, de desvalorização de produto e agora também de ‘anti marketing’. É incrível o esforço em cada vez mais esconder o futebol brasileiro, fazê-lo competir com si próprio e o pior: perder para si próprio.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.