Header Ads

Coluna 'Quem Te Viu, Quem TV', por Carlos Salvador #21

Colunista ficou de plantão em busca de informações sobre o leilão da Premier League (Reprodução)
Apenas Expectativa
Em torno de duas semanas atrás, o portal UOL havia noticiado que nesta sexta feira, 16 de junho, seria anunciado o vencedor da concorrência dos direitos de transmissão da Premier League de 2019 a 2022. Pois bem, o fato não se confirmou. Mesmo com o dia todo de plantão no site da PL e nas suas redes sociais, nenhuma informação sobre a concorrência foi lançada. Nem mesmo sobre o processo em andamento. Ansiedade consome.

CHATO
Acabam as rodadas do Campeonato Brasileiro. Canais esportivos com direitos ou não de transmissão focam nos lances da rodada, polêmicas e análises. Enquanto isso grande parte dos fãs do nosso certame enchem as redes sócias com ‘preocupações sobre nota de jogador’. Grupos de WhatsApp, Twitter e Facebook ficam tomados por preocupações de desempenho individual deste ou daquele jogador.

Carlos Salvador
fb.com/carlosaugusto.salvador
@calosalvador
CHATO MESMO
Pior que tudo isso, é cobrar jogador do seu time por não ter bom desempenho e ter nota baixa no Cartola, e levar uma invertida do próprio jogador, com aconteceu com Zé Raphael do Bahia e Lucas Pratto do São Paulo. Além disso a própria TV Globo fica valorizando essas notas durante as partidas, e seus repórteres são instruídos a falar sobre pontuação do Cartola ao fim do jogo. Em resumo: parece que a analise do time não importa mais. O que interessa é se tal jogador estava escalado no seu time. PA-TÉ-TI-CO!

Interatividade novamente
Tenho registrado algumas vezes na coluna sobre narradores e comentaristas que interagem nas redes sociais com participantes de transmissões. Já o fiz com André Henning, Marco de Vargas e outros. Um comentarista que merece grande destaque é Rodrigo Bueno da FOX. Sempre que recebe uma informação via rede social e que tem relevância na transmissão, o comentarista não só informa como dá créditos e agradece a participação do espectador.

Estereótipos Desnecessários
Sou um grande defensor do comentarista Mauro Cezar Pereira da ESPN. Conhece do que fala, suas analises sempre tem fundamento, é pontual e não foge de polemica. Mas está cada vez mais complicado defendê-lo quando passa a nomear estilos de jogo de treinadores brasileiros. Já houve Muricybol, Cucabol e agora a moda é Zébol, com o jeito do Flamengo de jogar. São nomenclaturas estranhas que só visam rotular times que não são bem vistos pelo comentarista por seu modo de jogar. Espero que com a mesma justiça ele comece a definir “Carilebol”, “Portaluppibol”, para aqueles que estão na dianteira do campeonato.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.