Header AD

CBF usa imagens da Globo para testar árbitro de vídeo em Pernambuco

Teste vai ser realizado na final do Campeonato Pernambucano (Fernando Torres / CBF)
A CBF fará o primeiro teste de árbitro de vídeo com imagens da Globo na final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Salguero, nesta quarta-feira (28). A informação é do UOL Esporte, por Rodrigo Mattos. A intenção é melhorar a qualidade da imagem em relação à primeira experiência, também no Estadual, e atender uma exigência da Fifa. O procedimento a ser usado será o mesmo previsto pela Conmebol para as quartas-de-final da Libertadores.

O teste de estreia foi na primeira partida da decisão com imagens de uma produtora independente contratada pela FPF (Federação Pernambucana de Futebol). A cúpula da arbitragem da CBF entendeu que a qualidade da imagem foi ruim o que prejudicou a análise de um lance polêmico de pênalti no final da primeira partida – demorou seis minutos. A FPF entende que era uma boa transmissão, mas era preciso mudar.

''A imagem será a da Globo. Nós tínhamos uma produção boa, com HD. Mas entendo que tem que ser a mesma imagem que recebe o público como manda a Fifa'', contou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.

A ideia de ter a mesma imagem do público é para não gerar controvérsia sobre a decisão dos árbitros. Serão julgados lances de pênalti, gols ou erros crassos como dar cartão para um jogador errado, ou ignorar uma agressão.

A equipe de árbitro de vídeo será composta por Pericles Bassols e Alicio Pena Jr, coordenador por Manoel Serapião (instrutor da CBF). Eles vão avisar o árbitro de campo que será Wilton Pereira Sampaio sobre erros. Mas a ideia é que o árbitro de vídeo não seja usado para interpretações. Ou seja, só serão comunicados os erros claros, ou quando o juiz de campo ficar em dúvida e pedir um auxílio.

A imagem da Globo será sem nenhum som para não influenciar os juízes de vídeo. O acordo para uso das imagens é apenas para esse jogo. Há uma negociação mais ampla relacionado ao Brasileiro de 2018 para o qual ainda não é certa a utilização do vídeo. O valor estimado de investimento da CBF é de R$ 15 milhões. O custo do primeiro jogo foi de R$ 140 mil, segundo a federação pernambucana. Com a Globo, isso deve se reduzir.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



CBF usa imagens da Globo para testar árbitro de vídeo em Pernambuco CBF usa imagens da Globo para testar árbitro de vídeo em Pernambuco Reviewed by Ribamar Xavier on 28.6.17 Rating: 5