No Top 10 das audiências esportivas na TV fechada, sete são do SporTV

Santos x Ponte, a maior audiência do ano no SporTV (Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Os jogos exclusivos se tornaram o grande trunfo para o SporTV dominar as audiências na TV fechada em 2017. Segundo a Máquina do Esporte, por Adalberto Leister Filho, a emissora emplacou sete índices entre o top 10 do ano, como visto no quadro abaixo. Desses, cinco eram eventos exclusivos. Dois foram partidas da seleção brasileira, em que dividiu transmissão com a Globo.

Um dos fatores que auxiliaram isso foi o acordo costurado com o FOX Sports no início do ano. Pelo contrato, válido de 2017 a 2021, as emissoras dividem Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana. Cada uma tem direito a 50% de jogos exclusivos até a fase semifinal.

Contudo, se o acordo ajudou o SporTV, seus efeitos ainda não são sentidos na emissora rival, que não emplacou nenhum jogo no top 10 do ano.

Para Bianca Maksud, diretora de marketing esportes do Grupo Globo, a exclusividade em eventos é um fator a ser considerado na hora de atrair o telespectador. Mas há outros. “A exclusividade é um grande ativo para qualquer conteúdo ao vivo, mas vale lembrar que nem sempre as grandes audiências decorrem apenas da exclusividade”, afirmou Bianca.

Fonte: Kantar Ibope
“Elas passam necessariamente pela qualidade da entrega, pela forma como oferecemos esse conteúdo para o consumidor e ainda, pela estratégia e inteligência dessa entrega, considerando todas as janelas de distribuição. Entender o consumidor é parte fundamental dessa cadeia, é oferecer o conteúdo certo para cada plataforma, sejam elas os canais lineares do SporTV, PPV do Premiere ou ainda as plataformas do play.”

Bianca lembra circunstâncias recentes em que o canal não teve exclusividade e, mesmo assim, dominou a audiência. “Há muitas situações em que conteúdos não exclusivos garantem a liderança ao SporTV – como aconteceu, por exemplo, nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ainda podemos destacar os bons resultados nos jogos da seleção brasileira, que são exibidos por vários players. Portanto, é importante ver a exclusividade como um componente de peso para um bom resultado, mas ela é resultado de um projeto mais amplo que envolve esforços em diversas frentes”, afirmou.

Líder em audiência desde 2008, a expectativa do SporTV é que, com o início do Brasileirão, no próximo fim de semana, a oferta de conteúdos exclusivos ajude o canal a consolidar esse domínio na temporada.

“Nossa expectativa é continuar contando as melhores histórias dos melhores conteúdos e jogos, e deixar que o reflexo seja continuar merecendo a audiência do espectador”, afirmou a executiva.

 “Nosso foco é a produção de conteúdo esportivo 100% nacional somada à cobertura dos principais eventos internacionais. Atualmente, o canal transmite mais de 5.000 eventos de mais de 30 modalidades ao vivo durante o ano – são cerca de 50 horas semanais de jornalismo esportivo em 24 horas diárias de programação”, contabiliza.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



No Top 10 das audiências esportivas na TV fechada, sete são do SporTV No Top 10 das audiências esportivas na TV fechada, sete são do SporTV Reviewed by Ribamar Xavier on 9.5.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.