Header Ads

Coluna 'Quinta Categoria', por Carlos Salvador #15 (Temporada de especulações)

Colunista fala sobre os campeonatos europeus na TV brasileira na próxima temporada (Reprodução)
Os campeonatos europeus estão chegando ao final da temporada 16/17 neste fim de semana. O último jogo de clubes será disputado em 3 de junho e será a final da UEFA Champions League. Serão três longos meses sem futebol europeu na TV, até seu retorno em agosto. Até lá, os fãs do melhor futebol do mundo ficam as margens de notícias sobre transferências de jogadores, pré temporada de clube e direitos de TV. Sobre este último é que falaremos um pouco mais hoje.

Atualmente, temos apenas um campeonato de nível europeu que tem contrato encerrando ao fim desta temporada, o Português, e todos os outros têm pelo menos mais um ano de direitos de transmissão, e devido isso, pouca coisa deve mudar. Mesmo, tendo que mudar.

Aqui por terras sul-americanas, o Esporteemidia.com já explicou porque o campeonato argentino não é transmitido no brasil. O campeonato colombiano era transmitido pelo BandSports, não teve seu direito renovado para 2017, e provavelmente não estará nas telas brasileiras no 2º semestre.

O campeonato inglês teve sua temporada de exclusividade nos canais ESPN pela primeira vez, desde a entrada do FOX Sports no Brasil, e tão falada exclusividade não agradou o público em geral. Os motivos são simples: jogos escondidos e em INGLÊS no WatchESPN (como Southampton x M. Utd na última semana), e jogos de destaque no ESPN+, canal exclusivo para sinal em HD. O expediente poderia mudar já a partir de agosto com a subdivisão, mas com o anuncio da antecipação da concorrência para o novo triênio, os canais interessados em sublicenciar o certame, vão aguardar desdobramentos de acordo para nova concorrência. Infelizmente a chance de mudança é pequena, justamente pela nova concorrência de direitos.

O campeonato Italiano possui contrato vigente até 17/18, os direitos são da FOX Sports que sublicencia para a ESPN. Não deve mudar, mas haverá nova licitação ainda no fim de 2017.

Carlos Salvador
fb.com/carlosaugusto.salvador
@calosalvador
No campeonato espanhol e no alemão, são ainda 3 temporadas de acordo restante. Na terra do 7x1 os direitos são da FOX Sports que sublicencia para a ESPN. Já na terra das touradas o expediente inverte, a ESPN sublicencia para FOX Sports. Com este acordo cada canal garante a exclusividade de pelo menos, Real Madrid ou Barcelona estarem em suas telas a cada rodada, e assim está ótimo para todo mundo.

O Campeonato Francês é do Sportv, que sublicencia para a ESPN. O acordo de sublicenciamento termina nesta temporada, e muito se especula algumas mudanças estratégicas. Na terra do fado, o Campeonato Português voltou a ser transmitido no Brasil, BandSports e Esporte Interativo dividiram os direitos e os jogos a cada rodada desta temporada. O contrato foi apenas para 16/17, mas como o certame gajo fez sucesso, com muitos jogos bons e o direito de escolha do telespectador, é possível e provável que haja uma renovação. Vale salientar que jogos do Benfica em casa não foram transmitidos pelos canais, pois o time encarnado, não vendeu seus direitos, usando-os na TV Benfica.

O cenário provável é que fique tudo como está, com uma remotíssima chance de abrir um sublicenciamento do Inglês e uma grande chance da renovação do Português. Para TV aberta a perspectiva também não é animadora, sem qualquer intenção de algum canal transmitir algum certame europeu. Aqui, uma sugestão do colunista. A Band sempre conhecida como “canal do esporte” e que agora está apenas com a Liga dos Campeões, podia se interessar pelo campeonato espanhol ou pelo italiano, algo que historicamente sempre fez sucesso na grade da emissora.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.