Header Ads

Coluna #140: Debate ignóbil, por Albio Melchioretto

Colunista aborda o tema jornalista x jogadores a partir do caso envolvendo Edmundo e PVC (Reprodução)
Os programas esportivos, em muitos casos, vertem para debates mais acalorados. Em poucas situações agregam ao espectador qualidade técnica, na maioria das vezes são falastrões que nada acrescentam senão a provocação via paixão clubística. Nesta questão, a da paixão, o canal FOX Sports que tem proporcionado um verdadeiro show de horrores aos seus espectadores. Na coluna de hoje recupero, de modo específico, o caso envolvendo Edmundo e PVC após o jogo do São Paulo frente ao Defensa y Justicia pela Sulamericana.

A partir de uma mal entendido entre a equipe FOX, PVC e Edmundo levaram a discussão para o viés jornalistas versus imprensa. Dia seguinte, alguns jogadores comentaristas foram em defesa do Animal e alguns jornalistas em defesa de PVC e outros ironizaram tudo isso, como o Bate Bola da ESPN Brasil.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
O problema vai além do aspecto circense do canal da raposa. O debate entre jornalistas e ex-jogadores não faz sentido. É uma discussão de crianças. Os canais e programas que sabem explorar o saber acadêmico com a imersão em campo saem da frente dos que optam e liberam a baixaria. Os ex-jogadores que no dia seguinte deram corta ao infortúnio do Animal retratam o quão pequena é sua visão. Os jornalistas que em torno da categoria se fecham, demonstram a incapacidade de compreender o todo. E a Fox, que assiste tudo de camarote mostra sua vocação para o barraco.

Uma reflexão de gestão de carreira, orientadores profissionais e preocupação quanto a gestão de pessoa é uma coisa que a FOX deveria considerar. E bem rápido, pois já tem gente enamorando com PVC. Entendo que a presença deste no canal como uma situação deslocada. Sua forma de analisar a partida, às vezes destoa dos demais companheiros de canal que preferem o vazio factual a uma visão mais inteligente. Por ora, os barracos repercutem, mas aos poucos transformar-se-á em repúdio. Até quando Fox Sports resistirá?

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.