Alipio Jr. #125: O julgamento da imprensa

Colunista fala sobre a imprensa e a contratação de Bruno pelo Boa Esporte (Lúcio Adolfo/Reprodução)
Tal qual a propaganda do biscoito, a pergunta que vale um milhão de reais é: A imprensa é influenciada pela opinião pública ou ela conduz a opinião pública?

No livro “Deus é inocente, a imprensa não” o jornalista Carlos Dorneles faz interessante ensaio sobre os interesses midiáticos na cobertura da Guerra do Iraque em 2002. Apesar de um pouco cansativo em alguns momentos, é interessante notar como a imprensa pode influenciar e conduzir o caminho a seguir.

Falo disso pois na coluna desta semana quero tratar sobre um assunto que mexeu com todos no meio esportivo e deixou os jornalistas em polvorosa na última semana com a soltura do goleiro Bruno e a sua contratação pelo Boa Esporte.

Alipio Jr.
@alipioj
Não estou aqui para discutir os remédios jurídicos que permitiram a saída do goleiro e muito menos fazer juízo de valor. As entrevistas que tanto ele quanto os demais envolvidos deram nos últimos anos e principalmente nesta semana, são uma gigantesca demonstração da sua personalidade e cada um pode, por si só por formar opinião.

Quero falar sobre a maneira como a imprensa esportiva tratou do assunto. Bruno não é o primeiro atleta envolvido em crime e nem será o último. Entretanto várias foram os programas esportivos que tornaram-se cópias do Cidade Alerta e seus participantes especialistas em Direito Penal, levando a análise para fora da esfera esportiva. E aí reside a minha dúvida honesta que quero dividir com você e saber o que pensas:
Até onde vai a tênue linha entre a análise esportiva e a análise policial?

Não quero que sejam condescendentes com o ex-goleiro, se permitirem uma opinião pessoal, acho que o Boa Esporte tentou dar um golpe de marketing e agora que viu o tamanho da encrenca que se meteu, não sabe como resolver. Entretanto os assuntos devem se confundir no debate esportivo ou não, ele precisa ser bem direcionado para evitar que o assunto se perca?

Com a palavra, vocês.

Abraços e até a próxima.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Alipio Jr. #125: O julgamento da imprensa Alipio Jr. #125: O julgamento da imprensa Reviewed by Ribamar Xavier on 16.3.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.