CBF mudou a Copa do Brasil também para criar um produto mais atraente para TV

TV pressionou paa que a CBF mudasse a fórmula da competição (Reprodução)
Em busca de mais emoção, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) alterou o regulamento da edição 2017 da Copa do Brasil e acabou com as partidas de volta nas duas primeiras fases.

A competição é disputada desde 1989, e até 1994 tinha 100% dos confrontos decididos em dois jogos. A CBF instituiu no ano seguinte uma regra que eliminava o duelo de volta se o visitante vencesse por três ou mais gols de diferença. A possibilidade foi oferecida a 20 embates, mas apenas um terminou nos 90 minutos iniciais.

Em 1996, a CBF reduziu o desafio imposto aos visitantes que queriam eliminar o segundo jogo. A vantagem necessária passou a ser de dois gols, e isso refletiu imediatamente: das 24 disputas com essa possibilidade, sete terminaram sem a volta.

De acordo com o UOL Esporte, o regulamento da Copa do Brasil foi ajustado a dois fatores, basicamente: a necessidade de criar um produto mais atraente para a TV e a adaptação do torneio ao calendário do futebol nacional.

O número de duelos com possibilidade de solução em apenas um jogo chegou a 48 na temporada 2001. Em 2013, subiu para 60. A diferença neste ano é que os 60 confrontos serão necessariamente resolvidos em 90 minutos.

Além da pressão da TV, o novo regulamento é consequência direta do inchaço da Taça Libertadores da América, que terá oito representantes brasileiros em 2017 e será espalhada por toda a temporada.

"Do ponto de vista da Conmebol, o intuito foi a melhoria das competições continentais. A CBF se adaptou, e a Copa do Brasil se enquadrou nesse calendário", admitiu Flores. "Eram medidas que já vínhamos pensando para o bem da competição. Estávamos nessa pegada", disse Manoel Flores, diretor de competições da CBF,.

A competição é mostrada em TV aberta pela Globo, e na TV Fechada compartilhada com jogos exclusivos até as semifinais por SporTV e FOX Sports.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



CBF mudou a Copa do Brasil também para criar um produto mais atraente para TV CBF mudou a Copa do Brasil também para criar um produto mais atraente para TV Reviewed by Ribamar Xavier on 8.2.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.