Albio Melchioretto #127: Everaldo Mrques, você é ridículo!

Colunista comenta a polêmica da narração de Everaldo Marques no Super Bowl (Reprodução)
A autora Raquel Recuero, afirma que as interações sociais são a obra prima das relações e dos laços sociais constituídos no espaço virtual. As ações em mídias sociais são coordenadas por meios dos próprios sujeitos virtuais. A ação de um, move, a ação de outrem e assim constituem-se diversas conexões entre estes sujeitos virtuais. Por exemplo, estou escrevendo, você leitor, pode ler, curtir, compartilhar ou simplesmente ignorar. A independer de sua ação, ao chegar neste texto, já constituímos um laço social, seja de proximidade ou de repulsa. Mas há uma característica interessante nessas ações, segundo a mesma Recuero, que é a capacidade de migração. As interações constituídas a partir do espaço virtual podem estender-se para além dele. Por exemplo, você pode comentar sobre esta coluna com algum conhecido, indicando-a como leitura ou alertando para não ler. Ou ainda, imprimir ao texto, gravando-o numa mídia diferente, do espaço virtual ao papel. Estou exemplando-o para chegar ao show do intervalo, no último SuperBowl e ao grande ridículo, Everaldo Marques.

Que show foi sua transmissão. Após o voo de Lady Gaga, o narrador bradou, “palmas, palmas, palmas, o Tocantins inteiro para você, Lady Gaga. Você é ridícula!”, disse Everaldo, usando o bordão que já se tornou uma de suas marcas na ESPN. Como estava “chato” o jogo até então, com um passeio dos Falcons, estava navegando pelo espaço virtual e acompanhando o Twitter. O jogo melhorou no último quarto, quando o “marido da Gisele” jogou bem! Mas no momento do ridícula os fãs de Lady Gaga promoveram espontaneamente um show de repulsa ao elogio não-convencional do narrador. Para Beatriz Amendola, do portal UOL, Marques assim explicou no dia seguinte: “Entendo que tenha muita gente ontem que era fã da Gaga e estava curioso pelo show, não estava nem aí pro jogo. Eu entendo que exista esse público. Fiz esse esclarecimento porque acredito que seja possível a existência de fãs da Gaga que não conhecessem meu trabalho. Mas com a consciência absolutamente tranquila, porque eu sei com que sentido eu usei [...]. E aí eu usei o ‘você é ridícula’. É óbvio que a minha intenção era elogiar”.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
As mídias sociais trouxeram a ideia de aproximação entre o espectador e quem produz notícia. Não existe mais a passividade. Não há mais distanciamento entre os profissionais e o espectador, tudo está conectado. O narrador está à mercê dos fãs e os mecanismos de interação divulgados pelos canais tornaram-se um espaço de voz aquele que antes apenas assistia. O que aconteceu na ESPN é perigoso. Tende a limitar a criatividade de um narrador. O que os fãs de Gaga promoveram, foi uma verdadeira caça às bruxas. O mais perigoso foi como a notícia espalhou-se, “o cara da ESPN xingou a Linda Gaga”, postou um fã. No mesmo momento outro perguntou, “você viu?”, “não”. O breve dialogo ascende uma luz vermelha para a constituição de laços sociais pautados na ignorância dos fatos. Muitos tornam-se comentaristas de manchete e estabelecem laços na fragmentação dos fatos. Constituem opiniões a partir da ignorância dos fatos, isolando, os fãs de Lady Gaga e tornam-se cachorros ferozes que comentam sem saber do que estão falando, o tolo não tem a medida da própria tolice. Este tipo de ação, o comentarista de manchete, aumenta cada vez mais e tornam o autor virtual um grande irresponsável. 

Todo ciber-tumulto é seguido de notas de explicações. Como se a irreverencia fosse um grande erro e toda piada de mal gosto necessita-se de um pedido de desculpas. Dia seguinte, Everaldo Marques, apareceu mais que a brilhante virada dos Patriots. A inteligência no espaço virtual está perdendo lugar para mimimis irresponsáveis, aos que tuitaram e tumultuaram uma expressão a brasileira, vocês são ridículos, ao grande Everaldo Marques, uma “abrasileiramento” americano, você é ridículo!.

DICA CULTURAL: Raquel Recuero, Redes sociais na internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Albio Melchioretto #127: Everaldo Mrques, você é ridículo! Albio Melchioretto #127: Everaldo Mrques, você é ridículo! Reviewed by Ribamar Xavier on 14.2.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.