Juca Kfouri polemiza ao negar Mundial do Palmeiras e minimizar título do Corinthians

Juca Kfouri é um dos comentaristas dos canais ESPN (Reprodução)
O programa 'Linha de Passe' da última segunda-feira (19) debateu um assunto polêmico na ESPN Brasil: o valor das diferentes versões de Campeonatos Mundiais de Clubes, desde a Copa Rio de 1951, celebrada como conquista mundial sobretudo pelos palmeirenses, vencedores daquela edição, passando pela Copa Intercontinental (disputas apenas em confronto direto apenas entre vencedores continentais da América do Sul e Europa, de 1960 a 2004) até as competições organizadas pela Fifa, a primeira delas em 2000, no Brasil, vencida pelo Corinthians, um dos representantes do país-sede, no entanto sem ter ganho a Copa Libertadores, e depois o formato atual, que vigora desde 2005, ano de título do São Paulo.

De acordo com o UOL Esporte, 'Qual deles vale mais?' era a enquete da mesa redonda, motivo do debate, e que teve a seguinte resposta do jornalista Juca Kfouri ali presente: "Você quer a resposta verdadeira? 2000 o Boca Juniors é muito mais campeão mundial do que o Corinthians foi. Tivemos dois campeões em 2000. O da Fifa foi uma esculhambação, minimizada pelo fato de o Corinthians ter sido bicampeão brasileiro em 1998 e 1999, mas tinha que estar o Palmeiras e não o Vasco. Agora, não estava o Palmeiras porque o senhor Mustafá Contursi aceitou com a promessa que no ano seguinte seria o Palmeiras, só que não teve campeonato no ano seguinte", argumentou, inicialmente.

E prosseguiu: "entre 1960 e 2000 (2004, na verdade) não havia dúvida que o melhor time do mundo ou era um da América ou da Europa. De uns tempos pra cá a gente já não tem tamanha convicção. Basta dizer que de 2010 (2011, na verdade) pra cá, em sei finais, três não tiveram um time da América do Sul. Uma teve o Mazembe, outra o Raja Casablanca e ontem teve o Kashima Antlers."

"Eu acho que pra ser hoje, modernamente, com as condições que o mundo te oferece, para pensar num mundial de clubes, tem que ter times de todos os continentes, não tenho dúvida disso. Mas não se trata de dizer o que vale mais e o que vale menos", explicou.

E finalizou, agora sobre a conquista palmeirense: "em relação a 1951, é a tal história, objetivamente comemorou-se ali o torcedor do Palmeiras, o torcedor brasileiro alguma coisa como se fosse, mas não era. Não adianta dizer. Agora, foi do cacete ser campeão daquela Taça Rio, mas depois daquela Taça Rio teve a Taça Caraca Pequeno Mundial (Pequena Taça do Mundo, na verdade), teve um que o Corinthians (em 1953) ganhou e teve outro que o Fluminense (na verdade, o São Paulo, em 1955) ganhou e nem por isso se chama de Mundial. Dom Pedro I não foi presidente do Brasil, foi Imperador do Brasil. Não adianta chamá-lo de presidente do Brasil, porque não foi, mas ele foi o cara mais poderoso do Brasil naquela época."

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Juca Kfouri polemiza ao negar Mundial do Palmeiras e minimizar título do Corinthians Juca Kfouri polemiza ao negar Mundial do Palmeiras e minimizar título do Corinthians Reviewed by Ribamar Xavier on 21.12.16 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.