Campeonato Paulista vai ser exclusivo da Globo em 2017, diz blog

Audax e Santos fizeram a final do Paulistão de 2016 (Ricardo Nogueira/Folhapress)
A Globo transmitirá o Campeonato Paulista de 2017 com exclusividade na TV aberta. A informação foi publicada pelo UOL Esporte, por meio do blog de Eduardo Ohata. A emissora chegou a colocar no mercado a proposta de sublicenciamento dos direitos, inclusive com a antiga parceira Band, porém esbarrou nos efeitos da crise financeira.

Apesar de a Band ter mantido os direitos da Liga dos Campeões da UEFA, após inicialmente ter indicado que abriria mão deles, a transmissão do campeonato europeu implica em investimentos mais modestos do que o de um Paulista ou Brasileiro.

Enquanto um jogo da Liga pode ser realizado 'off tube', com narrador, comentarista, produtor e editor acomodados em um estúdio, um Paulista implica custo não apenas com os direitos, mas com logística, incluindo a presença de caminhões 'in loco' para transmissão do sinal, deslocamento de repórter de campo, narrador, comentarista, técnicos etc, entre outros gastos.

Globo e a eventual sublicenciada dividiriam a transmissão do mesmo jogo, como já ocorria com a Band. Ou seria colocado à disposição uma partida de menor atratividade. A limitação acontece porque no planejamento da Globosat entram as grades de suas outras mídias, como o SporTV (TV fechada) e o Premiere (pay-per-view).

A redundância, em um período de crise, também é apontada como um dos 'vilões' a afastar o Paulista-2017 de outras emissoras: Seria difícil para o departamento comercial de uma eventual emissora parceira procurar, no atual momento, patrocinadores para um produto que já estará na grade de outra emissora de TV aberta, e com maior potencial de audiência.

Este ano, em nota conjunta, Band e Globo anunciaram a poucos dias do início da competição, que 'por motivos financeiros', a emissora paulista não exibiria os jogos do Brasileiro. Sua equipe de esportes, posteriormente, sofreu importantes baixas, como a do ex-jogador Edmundo.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Campeonato Paulista vai ser exclusivo da Globo em 2017, diz blog Campeonato Paulista vai ser exclusivo da Globo em 2017, diz blog Reviewed by Ribamar Xavier on 6.12.16 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.