Audiência da Superliga na RedeTV! não empolga; veja números

Equipe de transmissão da RedeTV! conta com Ana Moser, Marcelo do Ó e William Carvalho (Instagram)
A transmissão da Superliga de Vôlei na TV aberta, através da RedeTV!, não tem empolgado a audiência. De acordo com o UOL Esporte, por Carolina Canossa, os primeiros resultados mostram que o público ainda não se animou com a ideia de ver dois jogos da competição por semana. Das dez partidas transmitidas até o momento, cinco às quintas e cinco aos sábados, nenhuma alcançou sequer a média de um ponto nas medições feitas pelo Ibope. Alguns duelos, inclusive, ficaram próximos do zero, o chamado ''traço''. Veja:

De acordo com Hélio Gastaldi, diretor da Unidade de Opinião Pública do Ibope Inteligência, a baixa audiência do vôlei pode estar ligada a diversos fatores, entre eles a promoção da exibição e a identificação do público do esporte com a emissora que transmite o evento.

"Hoje a audiência da TV aberta está pulverizada, seja pela concorrência com a TV por assinatura, como também outras mídias. Os sucessos de hoje são menos duradouros, o público é bombardeado com informações, o esporte concorre entre si, com várias modalidades, e também com o entretenimento'', observou o executivo em entrevista ao Saída de Rede. ''Uma situação bem distinta se pensarmos no início dos anos 1980, quando houve o boom do vôlei no Brasil. Havia pouca oferta na TV então, inclusive de modalidades esportivas, e os(as) jogadores(as) de vôlei preencheram um vazio deixado momentaneamente pelo futebol, surgindo com uma aura de vencedores, além da beleza e carisma", explicou.

A ideia de que as opções de entretenimento são muito maiores hoje em dia também foi mencionada pela CBV: ''Gostaríamos de observar que os resultados de audiência devem ser analisados sempre em um contexto, e cabe ressaltar que o voleibol segue sendo líder entre os esportes olímpicos no que tange às transmissões de TV, incluídas aí as realizadas pela RedeTV!''.

Pequenas falhas, como o problema técnico que impediu a transmissão de alguns pontos do duelo entre Dentil/Praia Clube e Pinheiros, também estão incomodando os fãs da modalidade, assim como a qualidade da imagem, a falta de divulgação e o excesso de interatividade com os telespectadores durante os jogos. O narrador Marcelo do Ó também tem recebido críticas e as interrupções dos comentaristas em momentos inadequados também são outros pontos apontados pelos fãs em recente pesquisa feita no Facebook.

Procurada, a RedeTV! minimizou os números do Ibope, alegando que é natural esse período de baixa devido à falta de costume do público com os jogos entre clubes de vôlei. ''Entendemos que os resultados da audiência virão com o tempo pela consolidação da faixa horária e conteúdo de qualidade'', declarou a emissora, através de nota oficial.

A decisão de manter o investimento também será mantida: ''Estamos satisfeitos com a parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e seguiremos apostando na transmissão de partidas do vôlei, acreditando tratar-se de um produto com altíssimo potencial. Segundo pesquisas, o voleibol é o segundo esporte de preferência nacional e foi a modalidade mais procurada pelos brasileiros na última Olimpíada. O canal destaca seu empenho para que o voleibol seja cada vez mais um show não apenas nas quadras, como também na televisão, e seguirá investindo nesta plataforma vencedora''.

A CBV ainda acrescentou que está trabalhando com o parceiro para melhorar a qualidade do trabalho. ''Vale ressaltar que a emissora duplicou a presença do vôlei em sua grade de programação, com dois horários fixos durante a semana. Temos constante diálogo com a RedeTV! para aperfeiçoamento das transmissões''.

De fato, especialmente aos sábados, é possível observar uma tendência de crescimento nos números de audiência do vôlei. Além disso, a Superliga ainda tem o mérito de ter conseguido bater NBB (Novo Basquete Brasil), transmitido pela Band, nos confrontos diretos aos sábados: 0,5 x 0,3 em 12/11, 0,6 x 0,5 em 19/11 e 0,7 x 0,4 em 26/11.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Audiência da Superliga na RedeTV! não empolga; veja números Audiência da Superliga na RedeTV! não empolga; veja números Reviewed by Ribamar Xavier on 1.12.16 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.