Globo ainda não tem acordo para mostrar jogos do Flamengo pela Florida Cup

Existe até a possibilidade de as partidas do Flamengo não serem exibidas no Brasil (Gilvan de Souza / Flamengo)
O Flamengo é uma das atrações da edição 2017 da Florida Cup e a novidade gerou uma crise entre os organizadores do torneio de pré-temporada e a Globo, segundo publicou o UOL Esporte, por Danilo Lavieri e Guilherme Costa. A menos de dois meses do início, não há acordo para transmissão dos jogos que o time rubro-negro fará nos Estados Unidos. Existe até a possibilidade de as partidas não serem exibidas no Brasil.

Disputada desde 2015, a Florida Cup teve nove participantes neste ano – o Brasil foi representado por Atlético/MG, Corinthians, Fluminense e Internacional. Os organizadores fizeram um acordo com a Globo para cessão de direitos de mídia – um ano para TV aberta, com opção de renovação, e cinco edições para rede fechada (Sportv).

Em agosto, os responsáveis pelo evento deram início a um plano de expansão. Incluíram o Flamengo, que foi colocado em um torneio chamado Challenge (com Atlético/MG, Bayer Leverkusen, Wolfsburg e Estudiantes). São Paulo e Vasco foram incluídos no Playoff, que também terá Corinthians, Internacional, River Plate e Millonarios (Colômbia).

Oficialmente, a explicação para a divisão do torneio é a agenda. O Challenge será disputado entre os dias 8 e 15 de janeiro e terá um sistema similar ao da Copa Davis de tênis (o título será dado ao país que somar mais pontos, e os times não enfrentarão rivais locais). As partidas do Playoff acontecerão entre 15 e 21 de janeiro, num formato de mata-mata.

O Flamengo disse ter dado preferência ao Challenge por duas questões: além de ter preferido a agenda desse módulo, o time carioca tinha mais interesse de fazer partidas apenas contra rivais de outros países. A equipe rubro-negra não viaja aos Estados Unidos desde 2007.

A estratégia do clube e a justificativa oficial, porém, não contam toda a história. Quando conseguiram um acordo com o Flamengo, os organizadores da Florida Cup resolveram vender um segundo produto para a TV brasileira. Por isso, acomodaram os cariocas em um evento diferente do que havia sido feito em 2016.

A Globo não aceitou pagar mais uma vez por um evento que ela já havia comprado, ainda que o torneio tenha sido ampliado. Com isso, ainda não há certeza de que os jogos do Flamengo serão exibidos. Clube e responsáveis pela Florida Cup disseram que as negociações persistem. Entretanto, fonte ouvida pela reportagem apontou que a chance de acordo é remota no atual formato.

Um dos principais motivos para a chance remota de acordo é justamente o desgaste motivado pela negociação. A tentativa dos organizadores de vender um segundo produto para a TV criou um problema entre as partes.

Procurados pela reportagem, os responsáveis pela Florida Cup negaram que exista uma crise de relacionamento com a Globo. Afirmaram que o contato com a emissora sempre foi "transparente" e "muito bom". A empresa de comunicação também foi interpelada, mas não respondeu.

ATUALIZAÇÃO: De acordo com o Lance!, por Fabio Suzuki, o Grupo Globo não confirma a transmissão do torneio no canal aberto e aponta que no momento a competição será transmitida apenas no SporTV. Segundo a emissora, o motivo é que a grade do mês de janeiro da Globo ainda não foi definida.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Globo ainda não tem acordo para mostrar jogos do Flamengo pela Florida Cup Globo ainda não tem acordo para mostrar jogos do Flamengo pela Florida Cup Reviewed by Ribamar Xavier on 24.11.16 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.