Albio Melchioretto #116: Desligaram a Primeira Liga

Segunda edição da Primeira Liga pode ser um fracasso, segundo colunista (Reprodução)
Existe um ponto de encontro entre a Primeira Liga e o Bom Senso FC. Ambos desapareceram, ou quase, mas o primeiro nó entre eles está no ideário que cada qual poderia mudar o futebol brasileiro. Os dois movimentos se perderam diante da mídia. Aqui há um diferencial. Focarei o texto de hoje no fracasso que promete ser a segunda edição, se acontecer, da Primeira Liga.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
A competição deveria ser um marco para uma nova mentalidade de competição, mas esbarrou no jogo interesseiro dos cartolas com o dinheiro da televisão. O calendário está inchado, ao invés de uma primeira opção teremos que aquentar, mais um ano, jogos de técnica questionável e times reservas em competições de início de ano. A liga está desligada do calendário.

A desmotivação da competição passa pela briga dos direitos de transmissão. Alguns clubes não aceitaram a divisão, as cotas e as sugestões feitas a partir de dados já consolidados e abandonaram a liga. Lastimável. A televisão aberta ficou fora da primeira edição que passou escondida. Agora na segunda edição não houve edital e foi vendida com carta de intenções. O que limitou ao mais do mesmo. Da revolução, dos discursos idealistas a um comportamento medíocre. O atual presidente do Coritiba bem lembrou durante a semana, "nós resolvemos sair porque, quando o Coritiba tratou do retorno da Sul-Minas, primeiramente era para ser um torneio democrático e para formar um bloco de clubes com o objetivo de fazer frente nas discussões com a CBF, Rede Globo, etc. Com isso, nós demos o início a Primeira Liga". Nada disso está em conta mais. A mídia que está para mostrar é uma das responsáveis que fez desligar uma iniciativa.

As lições que aprendemos com a Primeira Liga é que os cartolas são os primeiros responsáveis pelo autofracasso. Sucumbem em negociar datas, não entendem o poder que há, não se articulam como grupo para negociar direitos de mídia e não usam da força dos atletas, e aqui entra novamente o Bom Senso FC, para compor um cenário melhor. Se a seleção de Tite superou um pouco o trauma dos 7x1, as vivências dos cartolas legitimam a goleada sofrida. O torneio deveria ser um símbolo de união, mas até agora não mostra outra coisa senão interesses pessoais e egos inflamados que impedem a criação de ligas autossustentáveis.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Albio Melchioretto #116: Desligaram a Primeira Liga Albio Melchioretto #116: Desligaram a Primeira Liga Reviewed by Ribamar Xavier on 28.11.16 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.